segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

maktub


Banco de imagens do Google
♫ Tempo, tempo, tempo, tempo... és um dos deuses mais lindos... ♪

Apesar de o ano ainda não ter chegado ao fim, esta época é sempre propícia para qualquer tipo de reflexão. O que fiz nesses últimos 12 meses? Quantos sonhos realizei? Quantos corações parti? Quantos caminhos percorri? Quantas pessoas deixei para trás?

Não sei responder a nenhuma dessas perguntas com exatidão, mas posso dizer que trabalhei, que dancei, que sorri, que chorei, que vivi, que sofri. Vi minha irmã se casar, embarquei e desembarquei, pisei na areia e deixei o mar levar pra longe todas as preocupações. Dormi tarde, acordei cedo, tomei chuva, afundei o pé na lama e depois lavei pra deixar branquinho. 

Fui ao cinema, andei de bicicleta, fiz yoga, ganhei no bingo. Vi pessoas queridas se afastarem lentamente, perdendo-se na névoa do passado, e o destino se encarregar de colocar mais uma vez na minha vida grandes amigos, desenhando, assim, um futuro muito mais feliz. Fui ao karaokê, brinquei de amigo secreto, joguei bola, aproveitei a piscina. Passei frio, calor, nervoso e ansiedade. Tive saudade, tive medo, tive vontade e tive esperança. Li, escrevi, falei, desprendi. 

Vi o Corinthians conquistar o mundo no Japão e, do lado de cá do planeta, empatar com a Portuguesa em pleno Pacaembu. Fui anfitriã, hóspede, turista, assessora de imprensa, conselheira, ovelha negra. Perdi tempo com besteira e depois desejei poder voltar e fazer tudo de novo. Chorei de saudade na plataforma do trem e no check-in do aeroporto e aprendi que as pessoas não mudam só por estarem longe dos nossos olhos. 

Gastei dinheiro, cortei o cabelo, abusei da comida e descobri que não tenho vocação alguma para o videogame. Ri até perder o fôlego, passei raiva com o metrô, fiquei de mau e fiz as pazes com o Universo. Senti alívio, tive sonhos misteriosos e sobrevivi a um suposto fim do mundo. Descobri que para se curar de alguma coisa não é preciso mais do que energia e consciência tranquila e que afinidade é uma sensação inconfundível, intransferível e que, quando ausente, consegue deixar um coração inteiro em branco.    

Procurei fotos antigas (e outras não tão antigas assim) só pra viver de novo aquele momento e me perder nos mesmos sorrisos. Descobri que a ajuda às vezes vem de quem você menos espera e que, apesar de doloroso em alguns casos, é preciso praticar o desapego com tudo o que nos cerca: roupas, amigos, amores, sentimentos, lembranças...

Vi mais televisão do que devia, me envolvi mais do que podia e comprovei o que todos já sabiam: aprender árabe não é pra qualquer um! Reclamei do árbitro, gritei com os vizinhos (hihihi) e, vale dizer, não fui nada paciente. Descobri - ou melhor, redescobri - que as palavras têm mais força do que imaginamos e que - céus! - o pensamento vai ainda além.

Agitado, intenso, confuso e imprevisível, 2012 foi, antes de tudo, uma bênção. Chuqran!

4 comentários:

  1. "tomei chuva, afundei o pé na lama e depois lavei pra deixar branquinho". Fico feliz pela parte q me toca... awhhawhawhwawahwa :P

    ResponderExcluir
  2. hahuahuahuahuaha já tá branquinho de novo, mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Bela carta. Meu ano perpassou acima de tudo em órbita do trabalho, e me afundei em lírica tentando descobrir uma maneira filosófica para conseguir suportar algo tão massante. Entretanto, o que aprendi este ano contradiz esse desgosto, adoçando as palavras amargas com belas e novas proposições e devaneios que só me foram ao alcance graças as tentativas de formar esse elo. Claro, também pus o pé na lama algumas vezes, figurativamente - sujeira ainda presente, aliás. Em todo o caso, assim como mencionaste sobre esta época ser propícia para reflexões, sem motivo aparente resolvi ler seu blog após tanto tempo - e veja, estou refletindo... após tanto tempo. É bom dar uma pausa no mecanismo habitual. Infelizmente a tendencia a enferrujar quando se para por mais de um ano é muito forte, por isso valeu pelas palavras.

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Daniel! É muito importante que nós pensemos, nem que seja por um instante, sobre o rumo que estamos dando à nossa vida. Quanto à sujeira que trazemos conosco... bem, não há nada que não possa ser limpo, não é?! ;)

      Excluir